Categorias
telemedicina

Telemedicina: a melhor opção neste período de isolamento social

No ipok, aplicativo de marcação de consultas, você marca um atendimento médico via telemedicina sem sair de casa e ajuda a desafogar o sistema de saúde. O app proporciona uma nova experiência em saúde para a população

A busca por atendimento médico neste período de pandemia do novo coronavírus tem sido uma saga para muitos pacientes que precisam de um atendimento médico por outros motivos que não sejam os de covid-19. Pensando nisso, o ipok, maior aplicativo de marcação de consultas, do Amazonas, está unindo médico e pacientes em diversas localidades, não só em Manaus, mas principalmente no interior do estado. No entanto, sem perder a qualidade de um atendimento médico pessoalmente em uma clínica ou consultório e o melhor, no conforto do lar de cada paciente através da telemedicina. 

O Ministério da Saúde liberou, no dia 20 de março, por meio de edição extraordinária do Diário Oficial da União, os atendimentos remotos em função da pandemia do novo coronavírus no país. 

De acordo com o fundador do ipok, Thiago Mota, os médicos cadastrados na plataforma liberam suas agendas para os usuários, bem como determinam o preço de cada consulta. O paciente, por sua vez, terá a possibilidade de agendar a consulta, efetuar o pagamento e, na data marcada, receber o atendimento do médico, de forma online, pelo site ou aplicativo do ipok.   

Outro ponto importante, segundo Mota, durante a crise do coronavírus, por exemplo, é que uma pessoa consegue, por meio da telemedicina, entrar em contato com um pneumologista, otorrinolaringologista, infectologista ou qualquer outra especialidade médica obter informações e esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus ou outras enfermidades, sem sair de casa. Evitando desta forma, o risco de contrair ou disseminar a covid-19. Sem contar com pacientes que buscam por um atendimento médico, odontológico ou exame de rotina, mas que estão confinados no isolamento social.

“A telemedicina ajuda a mitigar os riscos de contágio, já que o doente não vai expor os demais pacientes no pronto-socorro e os demais profissionais de saúde. Mas é importante dizer que se sentir desconforto respiratório ou falta de ar, ele deve procurar sempre uma unidade de saúde”, aponta Mota.  

Além de reduzir a propagação da covid-19, o serviço de telemedicina possui outros benefícios como redução de custos e otimização de tempo e deslocamento. Outra vantagem é que o paciente não precisa se ausentar do trabalho para fazer a consulta.

Benefícios da telemedicina

Os benefícios gerados pela área são infindáveis, porém, levantamos alguns dos principais:

Aproximação do médico com o paciente, garantindo acolhimento à saúde onde e quando for necessário;

Atendimento a distância às comunidades que precisam, mas não tem acesso ao médico;

Acessibilidade a uma grande parte da população;

Maior agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online;

Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;

Ampliação da agenda clínica dos especialistas;

Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;

Maior especialização no diagnóstico de laudos;

Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.

sobre o ipok

O ipok é uma startup de marcação de consultas criada em maio de 2019 para facilitar a busca por profissionais e serviços de saúde, em Manaus. Com mais de 700 profissionais, dezenas de clínicas, consultórios e laboratórios, a startup proporciona uma nova experiência em saúde para a população.

O objetivo do ipok é ampliar a presença no mercado particular, agregando novos segmentos, como fisioterapeutas, médicos, dentistas, esteticistas, entre outros profissionais de saúde e home care. Atualmente a plataforma tem cerca de 700 médicos e 5.000 usuários cadastrados.  

Com 4.700 médicos, o Amazonas tem uma das menores taxas demográficas de médicos por habitantes do Brasil. São apenas 1,19 médicos para cada mil habitantes e 93% (noventa e três por cento), deles, estão concentrados em Manaus.  

Saiba Mais

O Serviço de telemedicina, do ipok, é composto por diversos profissionais de saúde, que realizam atendimento remoto das pessoas que necessitam de cuidados de saúde normais e mais intensivos. Para acessá-lo clique em ipok.app e clique na opção telemedicina em Manaus.

Onde buscar tratamento em Manaus:

A população conta agora com o ipok, um aplicativo inovador de Saúde, cujo objetivo é facilitar o dia a dia de usuários que precisam agendar uma consulta médica de forma prática, ágil e segura. Além, de avaliar o atendimento de um profissional de saúde, efetuar buscas por profissionais especializados é possível acompanhar notícias atualizadas da área de saúde. No app você pode agendar consultas com infectologistas em Manaus, entre outras especialidades. 

Atenção: A informação descrita acima, serve apenas como apoio e não, substitui em hipótese alguma, a consulta médica com um profissional especializado. Para um diagnóstico preciso, procure uma avaliação médica de sua preferência ou em alguma unidade de saúde pública mais próxima da sua região.

FONTE: ipok e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *